segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SAET realiza o segundo intercâmbio

O terceiro e último deve ser realizado em Irecê, com a parceria do CAA

Foi no aconchego da sombra do cajueiro que dona Gracinha recepcionou os visitantes

A SAET realizou no município de Remanso-BA o segundo intercâmbio de agricultoras/es do Projeto Cisternas. O objetivo da atividade é mostrar aos visitantes bons exemplos de manejo de animais e produção de alimentos a partir do armazenamento da água de chuva.

Os beneficiários, advindos de povoados em Curaçá e Sento Sé, visitaram a experiência de Dona Gracinha, 50 anos, que na companhia do esposo consegue produzir alimento para a família e ainda para comercialização. Para tanto ela faz de seu sítio um lugar muito organizado, preparado nos mínimos detalhes para garantir o alimento para os animais. Assim dona Gracinha – como é conhecida a agricultora – tem certeza que também conseguirá garantir a alimentação da família.

“A gente tem um plantio de palma, leucena, mandioca, milho, sorgo, tem um pouco de gliricidia, andu, melancia de cavalo...”, revela a agricultora. Ela diz que faz um trabalho de armazenamento que garante alimento animal por todo período de estiagem. “Tanto o milho, como a gliricidia, a leucena a gente faz o feno e o silo. A gente aproveita tudo. A gente junta pra quando for na seca dá para os animais. Inclusive, ainda hoje ainda tem. Todo ano vem sobrando. Esse ano foi um ano que eu não comprei ração”, conta dona Gracinha.

Com o esquema montado para fortalecimento da criação dona Gracinha consegue criar uma variedade de animais: ovelhas, bodes, galinha, porco, pato e, mesmo que poucas, algumas cabeças de gado. 

Recentemente ela tem buscado mais uma alternativa para a geração de renda: a apicultura. Segundo ela, a família ainda se dedica pouco a essa atividade. Mesmo assim ela faz questão de exibir uma isca para captura de enxames. “A gente pega o capim santo, a erva cidreira e o própolis da abelha e coloca no álcool para curtir. Quando a gente vai pegar a abelha a gente coloca um pouco na cera. Ao invés de comprar a gente mesmo fabrica”, explica. 

Ela também fabrica iodo caseiro. “Eu coloco as raspas de jurema, aroeira, umburana de abelha, ameixa, jacurutu, tudo dentro do álcool e coloco pra curtir”, detalha. Essa mistura é utilizada para curar ferimentos em animais.

Horta – Em outro espaço de produção dona Gracinha cultiva legumes, verduras e frutas. A produção é bastante diversificada, o que garante uma alimentação equilibrada para a família e para alguns vizinhos, haja vista a comercialização do excedente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário