Além da construção

Um projeto como este vai muito além da construção de cisternas. Durante todo o tempo de execução são realizados eventos e formações. Além disso, todo trabalho conta com diversas pessoas envolvidas nos movimentos populares. A escolha das comunidades que recebem cisternas, por exemplo, é feita pela SAET e as Comissões Municipais, tudo discutido de maneira democrática.

Conheça algumas atividades que fortalecem o processo de formação das pessoas que vivem no semiárido:
Mobilização (Cadastramento) – No processo de mobilização integrantes das Comissões Municipais e SAET vão até as comunidades, explicam o projeto, tiram dúvidas e fazem o cadastramento. Fazer o cadastramento não garante o recebimento de uma cisterna. Para acontecer a construção é preciso que o cadastrado se encaixe nos critérios preestabelecidos pelos financiadores.
Capacitação de monitores em GRH – no início do projeto fazemos a formação de monitores em GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos), onde pessoas dos municípios beneficiados pelo projeto recebem informações sobre a utilização da água da cisterna e de como cuidar melhor do ambiente natural.
 Capacitação em GRH (famílias) – a família que fez o cadastro, que se encaixa nos pré-requisitos e vai receber uma cisterna precisa passar pela capacitação em GRH, onde os monitores formados  no início do projeto repassam o conhecimento sobre a utilização da água da cisterna, o tratamento do lixo e a preservação do ambiente, tudo com base em materiais impressos pensados exclusivamente para as famílias do semiárido.
Normalmente, as mulheres participam desses cursos, pois, na maioria das vezes são elas que gerenciam a água em suas casas.  
Encontro Microrregional – nesses eventos (02), pessoas dos oito municípios avaliam o projeto, o trabalho da SAET, planejam atividades e debatem um determinado tema de relevância para as famílias, como por exemplo, o aquecimento global e os impactos sobre o semiárido.
Intercâmbios – ao longo do projeto são três viagens para locais estratégicos, onde as/os agricultoras/es (que recebem cisternas de produção) tem contato com boas práticas de convivência com o semiárido. Essas viagens servem de formação e inspiração para aquelas/es que, em breve, terão a oportunidade de armazenar água na sua propriedade e produzir alimentos saudáveis, garantindo a melhoria da saúde da família. Vale lembrar que só pode receber a cisternas de produção quem já tem uma cisterna de captação de água para consumo humano.
Capacitação de pedreiros – antes de começar a construção os pedreiros passam por uma capacitação onde são informados sobre as mudanças no programa, na forma de construção da cisterna. Para alguns essa capacitação serve de reciclagem, para outros serve como aprendizado inicial.