Equipe

Animadores de comunidade

Anderson Fabiano – natural de Juazeiro – BA, é Técnico em Agropecuária formado na Escola Agrotécnica de Juazeiro. Trabalhou em projetos de cisternas da UCODEP e COOSPE (instituições italianas), e ADAB Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

Gosta de ficar com a família.


Mateus França – Nasceu em Sento Sé – BA, estudou no IF – Instituto Federal (antiga Escola Agrotécnica de Juazeiro – BA). Ele auxilia no processo de construção de cisternas desde 2006 e recentemente atuou como monitor de GRH em seu município.

Gosta de andar a cavalo
Izael Torres – natural de Sento-Sé – BA, é graduado em Matemática. Atuou como comunicador popular sendo correspondente do SEDICA (Setor Diocesano de Comunicação), foi monitor de teatro, monitor de infocentro, professor e metalúrgico
Gosta de sair com os amigos, pescar, viajar e conhecer novos lugares




José Arnaldo – nascido na comunidade de Lagoa Grande, Remanso – BA, o animador trabalhava como agricultor quando aprendeu a construir casas e cisternas. Desde 2003 trabalha em programas de construção de cisternas. Esteve na direção do STR/Remanso por três vezes.

Gosta de ficar com a família e ler a Bíblia.





Paulo Dias – Nascido em Umbuzeiro, Campo Alegre de Lourdes – BA, ele era agricultor quando atuou junto a paróquia de seu município como animador de comunidade. Hoje é delegado sindical do STR e participa do trabalho em entidades desde os 25 anos.

Gosta de ler livros (principalmente a Bíblia)





Assistentes administrativos
Claúdio Siqueira – Natural de Delmiro Gouveia – AL, veio para a região em 1997, concluiu ensino médio e atualmente faz o curso técnico de Segurança do Trabalho e Primeiros Socorros.
Já trabalhou como auxiliar administrativo na construção da fábrica da Votoratim em Três Lagoas – MS e Usina Hidroelétrica Estreito – Maranhão, além de atuar em projetos sociais e comunitários.

Gosta de assistir filmes-documentários e de ir ao teatro.


Vanessa Justino – Natural de Juazeiro – BA, tem ensino médio completo e cursou um ano de Técnico em Administração. Trabalhou na área de vendas da FIAT e DAFRA. Participa do Projeto Social NAENDA desde 2006, onde faz aula de dança afro.
Gosta de assistir filmes e dançar.








Comunicador
Álvaro Luiz – Natural de Senhor do Bonfim – BA é formado em Comunicação Social –Jornalismo (Universidade do Estado da Bahia, Campus III, Juazeiro), pós-graduando em Ensino da Comunicação Social também pela UNEB.
Foi professor da rede pública municipal e educador social do PETI na cidade de Jaguarari-BA.

Gosta de fotografar, estar com a família, praticar esportes e ler.





Coordenador

Mauro Macêdo – Natural de sobradinho – BA, logo cedo Mauro se envolveu com os movimentos. Atuou na PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) onde foi coordenador diocesano. Depois fez parte de movimentos de gênero, raça, etnia e luta pela terra, prestou, inclusive, assessoria ao MST – Movimento Sem Terra.

Sua vocação musical o levou a fazer parte do movimento cultural em sobradinho. Depois foi instrutor de percussão no NAENDA (Núcleo de arte e Educação Nego D’Água) em Juazeiro e atualmente apóia o movimento cultural de Sobradinho através da Fundação Cultural.

No Projeto Cisternas coordenou a região de Juazeiro (pela Arcas – Associação regional de Convivência Apropriada a Seca). Após o final do projeto ingressou no Conselho tutelar de Juazeiro.

Mauro é formado em História pela Universidade de Pernambuco e pós-graduado em Gestão Pública, pela Faculdade do Noroeste de Minas.

Gosta de sair com a família, andar pelo interior de Sobradinho, tocar violão e participar de atividades culturais.



Gerente Administrativa e Financeira

Deslange de Alencar Teles – Natural de Petrolina – PE é estudante do curso de Administração de Empresas. Trabalhou na área financeira da Amacoco NE e GB Engenharia em Petrolina. Tem curso de Primeiros Socorros e CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Gosta de assistir filmes e passear com a família.





Colaboradora / es

Bartolomeu Amaral – natural da comunidade de brejo da Brásida, Sento-Sé – BA, Beto como é conhecido, trabalhou muitos anos como agricultor, foi técnico agrícola na prefeitura de seu município, e participa do processo de construção de cisternas desde 2000, quando atuava como voluntário.
Beto gosta de estar com os amigos e a família.




Leonice Rocha – Leonice é agricultora desde pequena. Quando tinha oito anos já ajudava a família. Mais tarde se dedicou ao trabalho em associações na região do Salitre, onde ajudou a fundar a União das Associações do Salitre, entidade da qual foi a primeira presidente. Participa dos projetos de construção de cisternas na região desde o início. Ela foi beneficiária de projetos (quando recebeu uma cisterna de consumo), foi integrante da Comissão Municipal e hoje integra a equipe do P1MC. No projeto da SAET colabora como animadora.
Gosta de estar com a família, cozinhar e ir para festas como roda de São Gonçalo.

Antônio Mangabeira – Nascido em São Paulo, com oito anos veio para a região. Atuou na Diocese de Paulo Afonso – BA com grupos de jovens. Esteve no seminário durante três anos, depois trabalhou como agente de saúde em Curaçá – BA e trabalhou em empresas privadas na região.
Mangabeira conclui o Ensino Médio com formação em Magistério e atua nos projetos de cisternas desde 2004.
Gosta de ouvir músicas, assistir DVD e viajar.
Anderson do Nascimento – Nascido em Lago, Casa Nova – BA, circulou por municípios da região (Andorinha, Pilar/Jaguarari e Sobradinho) trabalhando em empresas privadas. Participou da PJMP e auxiliou na realização do 2° Congresso Nacional da PJMP, acontecido em Carnaíba do Sertão, Juazeiro – BA em 1982. Atuou junto a Associações de Fundo de Pasto e participa do processo de construção de cisternas desde 2000.
Gosta de ouvir música (principalmente forró pé-de-serra), ler, lhe dar com abelhas e cabras


Maria Salete – Natural de São José do Ausentes - RS, morou em São Paulo onde atuou junto ao movimento de favelados e fez três graduações: Letras, Filosofia e Teologia.
Veio para a região em 1982, trabalhou inicialmente com a formação de lideranças das comunidades Eclesiásticas de Base e Comissão Pastoral da Terra. Morou três anos com os reassentados da barragem de Itaparica. Colaborou na elaboração do P1MC, foi responsável pelo lançamento da campanha Adote uma Cisterna – 1997, colaborou na elaboração das primeiras leis de iniciativa popular no Brasil, coordenou o projeto piloto do P1MC na região e foi responsável pela mobilização no estado da Bahia.

Gosta de ler, ouvir uma boa música e apreciar um bom vinho.