Na Rede





Nessa página você tem acesso as nossas produções disponíveis na rede.

PROGRAMA NOVO OLHAR


30/OUT – O Programa Novo Olhar entrevista Isaias Ribeiro e traz as informações de como está a expectativa do agricultor para o próximo período chuvoso. Seu Isaias avalia as experiências que recentemente tem aplicado em sua propriedade. Entrevista: Isaias Ribeiro (agricultor experimentador)

23/OUT – Acesse em breve e ouça o programa dessa data  

16/OUT – Chegando ao final do processo de construção de cisternas o Programa Novo Olhar traz entrevistas realizadas com beneficiários em Sobradinho e Juazeiro. Marceu João e Eulália Maria (beneficiários)

09/OUT – A conclusão do emplacamento das cisternas em Juazeiro é a pauta do Programa nessa semana. Os entrevistados explicam o que é feito durante a etapa de emplacamento das cisternas. Na semana de seu “aniversário”, o Rio São Francisco também foi discutido no Programa. Entrevistas: Leonice Rocha (integrante da Comissão Municipal de Águas) e Izael Torres (animador de comunidade)

02/OUT – A Pastoral da Mulher realizou a 12ª Rede de Mulheres do Território Sertão do São Francisco e o Programa Novo Olhar traz as informações sobre o evento. Entrevista: Ana Paula (Pastoral da Mulher de Juazeiro)

25/SET – No dia 23 a SAET comemora um ano de Projeto Cisternas. Partindo dessa data importante o Programa Novo Olhar avalia o andamento do projeto dentro desse período. Entrevista: Mauro Macêdo (coordenador do projeto)

18/SET – A 4ª Conferência Estadual de Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é tema no Novo Olhar. O Secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro e o líder de comunidade rural José Salvo falam sobre o evento. Entrevista: Carlos Brasileiro (Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e José Salvo (representante das comunidades tradicionais da Bahia)

11/SET – O Programa traz mais detalhes sobre a conclusão da fase de construção de cisternas em Juazeiro. Álvaro Luiz entrevista o beneficiário Arnaldo Francisco que fala sobre a satisfação de ter uma cisterna. Seu Arnaldo também fala de uma técnica que ele desenvolveu para avaliar a aptidão das mulheres para o trabalho rural. Entrevista: Arnaldo Francisco (beneficiário do Projeto).

04/SET – Juvenal Lemos noticia a finalização da construção de cisternas em Juazeiro e apresenta a entrevista de Maria Lúcia, moradora do Distrito Itamotinga que recebeu uma cisterna do Programa Água Para Todos. A entrevistada fala sobre o cuidado no uso da água para consumo humano. Entrevista: Maria Lúcia (beneficiária do Projeto em Juazeiro).

28/AGO – O Programa pauta na primeira parte a Oficina de Construção do Plano de Habitação e Regularização Fundiária, realizada no município de Juazeiro. A segunda parte do Novo Olhar conta com a participação de Valdir Lemos e Gonzaga Neto (repentistas) e ainda da vendedora Jaciara Ladislau que estiveram presentes na “Semiárido Show”. Entrevista: Laila Lazemorade (SEDUR), Valdir Lemos e Gonzaga Neto (repentistas) e Jaciara Ladislau (Associação de Apicultores de Sento Sé).

21/AGO – Dois homens são destaque no Programa. O primeiro por ser um “beneficiário fiscal” do projeto e o segundo por ser um legítimo gerenciador de recursos hídricos que valoriza o benefício conquistado. Entrevistas: Dijalvo de Souza e Gerson Torres (beneficiários).

14/AGO – As famílias do interior de Juazeiro, mais precisamente da comunidade Serra da Madeira - Distrito Itamotinga, falam sobre a espera pela chuva e os cuidados com a cisterna recebida recentemente. O programa faz ainda uma homenagem aos pais do nosso território. Entrevistas: Amenália Gomes, Júlio Antônio e Antônia Gonçalves – beneficiários do Projeto Cisternas.

07/AGO – Os animadores Mateus França e Izael Torres trazem as informações sobre o andamento do Projeto Cisternas em Sento Sé e Sobradinho. Mateus anuncia o término da construção de mais de 70 cisternas. Izael, por sua vez, a data para início da construção das cisternas de captação de água para consumo humano. Entrevistas: Mateus França e Izael Torres (ambos animadores de comunidade do Projeto Cisternas)


31/JUL – O radialista de Remanso, Nilton Show participa do programa entrevistando Beró (STR - Remanso). A entrevistada fala sobre as comemorações do Dia do Trabalhador Rural, que naquele município é comemorado com caminhada, futebol e seminário, dentre outras atividades. A segunda entrevista traz Teresinha Braga (SEAGRI-BA) que fala sobre a apicultura no Território Sertão do São Francisco. Entrevista: Beró (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso), Teresinha Braga (Superintendência de Agricultura Familiar/SEAGRI-BA). 

24/JUL – Mauro Macedo (coordenador - SAET) fala sobre o andamento do projeto e esclarece para os ouvintes a situação do atual convênio e prazos. Ele revela que a entrega de material para a construção de cisternas da 3ª etapa do projeto já foi iniciada e que a equipe tem feito um esforço muito grande para que todas as famílias mobilizadas recebam a cisterna. Entrevista: Mauro Macêdo - Coordenador do Projeto Cisternas na SAET.

17/JUL – O nosso programa apresenta o resultado da plenária da Coordenação Estadual dos Territórios - CET em Feira de Santana, onde foram apresentadas as 20 propostas do PPA-P que foram priorizadas pelo Território Sertão Do São Francisco. O programa noticia também o sucesso do pregão presencial para aquisição de material para a construção de cisternas da terceira etapa do projeto. Entrevista: Dário Nunes (Coordenador Estadual de Territórios de Identidade - IRPAA).

10/JUL – Álvaro Luiz e Aline Suane (IRPAA) entrevistam Carlos Eduardo (CONSEA-BA) na Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no município de Juazeiro. Carlos Eduardo fala sobre as questões referentes à segurança alimentar no estado e sobre o fortalecimento das políticas de SAN. Também foi notícia no programa a reunião entre a SAET e beneficiários na região do Salitre em Juazeiro. Entrevista: Carlos Eduardo (CONSEA-BA).

03/JUL – O Programa traz as informações da Conferência Municipal Segurança Alimentar em Juazeiro. José Moacir (IRPAA) fala sobre os preparativos para a Conferência Territorial de Segurança Alimentar. O Novo Olhar apresenta também um pouco da história de dona Sebastiana Maria, que passou por privações quando era criança, mas sua mãe sempre conseguiu garantir a alimentação da família. Entrevista: José Moacir (IRPAA/CONSEA) e Sebastiana Maria Associação de Deficientes de Juazeiro.

26/JUN – Daiane Almeida (MOC), Izael de Jesus (ARCAS) e Álvaro Luiz entrevistam Agnaldo Rocha (ASA - BA) no I Encontro de Comunicadores da ASA – BA, realizado em Jequié. Agnaldo fala dos projetos da ASA e sobre a importância da comunicação para o semiárido. Lorena Amorim (MOC) fala sobre importância do encontro de comunicadores para o fortalecimento da ASA. Entrevista: Agnaldo Rocha (Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa) e Lorena Amorim (MOC).

19/JUN – A visita do Secretário de Desenvolvimento Social – Carlos Brasileiro, é a pauta da semana do Programa Novo Olhar. Brasileiro visitou o município de Casa Nova, ouviu as famílias beneficiárias, viu cisternas construídas pela SAET, conheceu uma cisterna de produção e almoçou com uma família que produz com a água de uma cisterna. A visita foi também uma homenagem a Comissão Municipal da ASA em Casa Nova. Entrevistas: Mauro Macêdo (coordenador da SAET), Anderson Nascimento (Comissão Municipal da ASA em Casa Nova) e Carlos Brasileiro (Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

12/JUN – Depois de 30 anos no semiárido, Maria Salete retorna para o seio da família, no Rio Grande do Sul. A festa de despedida de Salete é a pauta dessa edição do programa. Entrevista: Tânia Regina (amiga da Maria Salete).

05/JUN – O Programa Novo Olhar pauta o Encontro Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, realizado na capital do estado. O representante do MDA Jerônimo Rodrigues fala sobre a importância dos territórios para o planejamento das ações públicas. O programa noticia ainda a finalização da fase de emplacamento de cisternas de consumo humano em Casa Nova e o início da entrega do material nos municípios atendidos pela segunda etapa do projeto. Entrevista: Jerônimo Rodrigues (Secretário de Desenvolvimento Territorial – Ministério do Desenvolvimento Agrário).

29/MAI – A SAET traz para os ouvintes as informações sobre o andamento do processo de liberação de recursos para a entidade realizar a segunda etapa do projeto. Entrevista: Mauro Macêdo.

22/MAI – Nessa edição o Programa Novo Olhar traz Mateus França – animador de comunidade do Projeto Cisternas, que fala sobre as cisternas de produção em Sento Sé, que já captaram água da chuva. Algumas famílias já estão produzindo alimentos irrigados pela água acumulada na cisterna. Mateus cita o caso de uma cisterna que encheu antes de ser coberta. O Programa informa ainda que, num esforço da equipe, a SAET conseguiu adiantar a entrega de material em Juazeiro. Em Pilão Arcado foi realizada uma caminhada contra o abuso e a exploração sexual infantil. Segundo informações de Edmundo Luz, o município está sendo alvo da exploração mineral, que traz impactos ambientais significantes. Entrevista: Mateus França – Animador de comunidade da SAET.

15/MAI – O Programa Novo Olhar traz informações a respeito da capacitação de ACS (Agente Comunitários de Saúde) no município de Casa Nova. Também é apresentada a informação de que a SAET já emplacou mais de cem cisternas em Casa Nova. Entrevistas: Nona da Silva (ACS), Antônio Marcos (ACS) e Lenita Alves (Enfermeira Instrutora da Secretaria Municipal de Saúde)
http://www.4shared.com/audio/DBr_sq27/Novo_Olhar_150511_RadCom.html

08/MAI – EDIÇÃO ESPECIAL – DIA DAS MÃES – Totalmente direcionado para as mães, esse programa traz como entrevistada Deslange Alencar, gerente administrativo da SAET.
http://www.4shared.com/audio/H2Rn9pG2/Novo_Olhar_080511.html

01/MAI – O Programa Novo Olhar noticia a finalização do processo de construção de cisternas em Casa Nova e o início do processo de emplacamento das cisternas. Entrevistas: Anderson Nascimento (comissão municipal) e Izael Torres (animador de comunidade)
http://www.4shared.com/audio/5b6dl6uA/Novo_Olhar_010511.html

24/ABR – O Programa Novo Olhar discute a mudança na coordenação do Projeto Cisternas da SAET e faz uma breve apresentação do novo coordenador. Entrevista: Mauro Macêdo (coordenador)
http://www.4shared.com/audio/HJQsr4_7/Novo_Olhar_240411_Rdio_Comunit.html

17/ABR – GRH em Sobradinho é o tema dessa edição do programa. Também é noticiado o curso para famílias beneficiárias das cisternas de produção. Entrevistas: Mateus França (animador de comunidade), Erivelton Rosa, Iara Campos e Maria das Graças (beneficiários do projeto cisternas)
http://www.4shared.com/audio/J-cujTfk/Novo_Olhar_1704_Rdios_Comunitr.html

10/ABR – A reunião entre a SEDES e as UGMs em Salvador é parte da pauta dessa edição. A pauta apresenta ainda um balanço das atividades no município de Pilão Arcado. Entrevistas: Deslange Alencar (gerente administrativo) e José Arnaldo (animador de comunidade)
http://www.4shared.com/audio/PPWk5lj2/Novo_Olhar_100411.html

03/ABR – Álvaro Luiz apresenta as entrevistas que fez durante viagem a Casa Nova, quando encontrou as famílias que receberam as cisternas de captação de água para consumo humano. Também é apresentado o calendário de capacitações em GRH no município de Sobradinho. Entrevistas: Maria Elias, Maria de Lourdes e Antônio Pacheco (beneficiários do programa)
http://www.4shared.com/audio/UjXE18af/Novo_Olhar_030411_Rdio_Comunit.html

27/MAR – EDIÇÃO ESPECIAL – DIA DA ÁGUA – Juvenal Lemos e Deslange Alencar discutem a importância da água no semiárido, as tecnologias de captação de água e a preocupação com preservação das águas dos rios. Entrevistas: José Calos (P1+2 / IRPAA) e Alice Borges (Movimento de Pescadoras)
http://www.4shared.com/audio/Munn_R23/Novo_Olhar_270311.html

20/MAR – O Programa Novo Olhar discute a prestação de contas e o andamento do programa Água Para Todos na SAET. Entrevista: Maria Salete (coordenadora)
http://www.4shared.com/audio/I4Bduvqm/Novo_Olhar_200311.html

13/MAR – Álvaro Luiz e Juvenal Lemos trazem informações sobre a chegada da chuva e como isso influencia no processo de construção de cisternas. Os GRHs e a construção de cisternas de produção em Curaçá também são noticiados nessa edição. Entrevista: Antônio Mangabeira (Comissão Municipal de Curaçá)
http://www.4shared.com/audio/I6L1S1Dt/Novo_Olhar_140311_Liberdade_FM.html

06/MAR – EDIÇÃO ESPECIAL – DIA DA MULHER – No dia da mulher o programa foi conduzido por Deslange Alencar Gerente Administrativo da SAET, que recebeu no estúdio Leonice Rocha, que contribui no processo de construção de cisternas desde o início dos projetos na região. O programa traz ainda as falas de Maria Salete (coordenadora da SAET), Érica Daiane (comunicadora do IRPAA) e Maria Gorete (integrante da Comissão Municipal de Casa Nova) sobre o perfil da mulher sertaneja nordestina.
http://www.4shared.com/audio/knhR0zzu/Novo_Olhar_060311.html

27/FEV – Essa edição trata do intercâmbio de experiências com agricultoras/es beneficiários das cisternas de produção. Entrevistas: Isaias Ribeiro (Uauá), Wilson Ribeiro (Pilão Arcado), Ednalva Brito (Remanso) e Carlos Ramos (Pilão Arcado).
http://www.4shared.com/audio/lnhY9xJ3/Novo_Olhar_270211.html

20/FEV – O curso de pedreiros para a construção de cisternas de produção é parte da pauta do dia. Também foi noticiado nessa edição o andamento da construção de cisternas de produção em Sento Sé. Entrevista: Mateus França (monitor de GRH em Sento Sé)
http://www.4shared.com/audio/GDZMVpi0/Novo_Olhar_200211.html

13/FEV – EDIÇÃO ESPECIAL – SEU ISAIAS – Nessa edição a pauta é a visita realizada ao Sítio Belo Monte em Uauá – BA, com o objetivo de preparar material gráfico para o I Intercâmbio. Entrevistas: Isaias Ribeiro e dona Edite (agricultores de Uauá-BA)
http://www.4shared.com/audio/1MfWzp8U/Novo_Olhar_130211.html

06/FEV – Leitura da carta direcionada à Comissão de Combate a Desertificação do Governo Feral. Esse documento foi elaborado durante o Encontro Microrregional. Também é noticiada a capacitação de pedreiros para construção de cisternas de produção no município de Sento Sé.
http://www.4shared.com/audio/T35Dg-2y/Novo_Olhar_060211.html

30/JAN – O programa traz a cobertura do encontro microrregional realizado pela SAET, onde o aquecimento global foi o tema principal do evento. Entrevistas: Ana Maria (agricultora de Remanso) e Anderson Nascimento (Comissão Municipal de Casa Nova)
http://www.4shared.com/audio/BspbpWp7/Novo_Olhar_300111.html

16/JAN - Nesse programa Álvaro Luiz e Juvenal Lemos fazem um balanço das atividades do projeto nos oito municípios.
http://www.4shared.com/audio/7Dgbw3_S/Novo_Olhar_160111.html

09/JAN - O entrevistado da edição é Anderson Fabiano, animador de comunidade, que fala sobre o trabalho de marcação de cisternas no Distrito Itamotinga em Juazeiro
http://www.4shared.com/audio/yqthoEXA/Novo_Olhar_090111.html

Esse é o Novo Olhar edição n° 01. Juvenal Lemos e Álvaro Luiz trazem informações sobre o convênio, a SAET e equipe.
http://www.4shared.com/audio/Xu0faur3/Programa_Novo_Olhar_1.html

OUTROS ARQUIVOS DE ÁUDIO
Anderson Nascimento (Comissão Municipal de Casa Nova - BA)
http://www.4shared.com/audio/N9-pc_nN/Anderson_Nascimento__visita_do.html
Mauro de Macêdo (Coordenador do Projeto Cisternas na SAET)
http://www.4shared.com/audio/-ra2FJxU/mauro_de_macdo.html
Carlos Brasileiro fala sobre a “Indústria da Seca”
http://www.4shared.com/audio/M2IbdyA3/Carlos_Brasileiro_fala_da_inds.html
Carlos Brasileiro fala sobre o PAA
http://www.4shared.com/audio/2ZLk2Ome/Carlos_Brasileiro_fala_do_PAA.html
Carlos Brasileiro fala sobre sua ida a comunidades no interior dos municípios
http://www.4shared.com/audio/VlWWxpwS/Carlos_Brasileiro__-_o_secretr.html
Carlos Brasileiro fala sobre as perspectivas para o Sertão do São Francisco
http://www.4shared.com/audio/qVQDbAXw/Carlos_Brasileiro__as_perspect.html

ÁLBUNS DIGITAIS
4ª Conferência de Segurança  Alimentar e Nutricional
 https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/4CESANConferenciaEstadualDeSegurancaAlimentarENutricional#
Semiárido Show -  álbum 02
 https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/SemiaridoShowAlbum02#
Semiárido Show - álbum 01
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/SemiaridoShowAlbum01#
Curso de Pedreiros - Cisterna de Produção em Sento Sé
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/CapacitacaoDePedreirosCisternaDeProducaoEmSentoSe#
Encontro Microrregional
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/IEncontroMicrorregional#
Apresentação do Projeto https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/ApresentacaoDoProjetoAsComissoesMunicipais#
Gerenciamento de Recursos Hídricos em Casa Nova https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/GRHsNoMunicipioCasaNova#
Gerenciamento de Recursos Hídricos em Juazeiro
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/GRHsEmJuazeiro#
Gerenciamento de Recursos Hídricos em Pilão Arcado
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/GRHsEmPilaoArcado#
Gerenciamento de Recursos Hídricos em Sobradinho
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/GRHsEmSobradinho#
Capacitação em Confecção de Bombas https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/CapacitacaoEmConfeccaoDeBombas#
Capacitação de Famílias - Cisterna de Produção (Curaçá - BA)
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/CapacitacaoDeFamiliasCisternaDeProducaoCuracaBA#
Capacitação de Famílias - cisternas de produção em Remanso
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/CapacitacaoDeFamiliasCisternasDeProducaoEmRemanso#
Intercâmbio em Uauá
https://picasaweb.google.com/115451547463139519294/Intercambio#

MATÉRIAS
Assembleia reúne mulheres de vários municípios em Juazeiro
http://gazzeta.com.br/?p=noticia&s=noticias&id=11432
http://blogfolha.com/?p=38300
Cisternas do “Água Para Todos” já garantem água para famílias em Itamotinga http://www.geraldojose.com.br/imprimir_noticia.php?cod_noticia=18558
http://blogfolha.com/?p=36140
Secretário de Desenvolvimento Social da Bahia visita a região
http://www.ivansilvanoticia.com.br/?pg=noticia&id=5612&skins=0
Cisternas: uma nova maneira de ver o semiárido http://sertaomelhor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=177:cisternas-uma-nova-maneira&catid=25:a-construcao-do-sertao&Itemid=55
SAET realiza capacitação de ACS em Casa Nova
http://gazzeta.com.br/noticias/?id=9159
http://www.geraldojose.com.br/imprimir_noticia.php?cod_noticia=15846
Emoção Marca festa de despedida de Maria Salete
http://pedrocastor.blogspot.com/2011/06/emocao-marca-festa-de-despedida-de.html
http://www.geraldojose.com.br/?sessao=noticia&cod_noticia=16437
SAET conclui construções em casa nova
http://www.geraldojose.com.br/?sessao=noticia&cod_noticia=15469
http://www.ivansilvanoticia.com.br/?pg=noticia&id=5180&skins=0
http://gazzeta.com.br/noticias/?id=8951
Encontro discute impactos do aquecimento global para o Semiárido
http://gazzeta.com.br/noticias/?id=7232

Vídeos
Mobilização de famílias

Apolônio Lino, delegado Sindical – STR/Juazeiro, na região do Distrito Juremal, fala sobre o processo de mobilização das famílias beneficiárias do projeto e seu envolvimento nessa atividade.
http://www.youtube.com/watch?v=GoKUNSSsA2Y

Sítio Belo Monte – Um lugar de experimentações
Vídeo produzido durante a visita que antecedeu o I Intercâmbio de Famílias Beneficiárias das Cisternas de Produção do Projeto Cisternas (Água Para Todos). Seu Isaias conta um pouco das experimentações que faz dia a dia em seu Sítio, localizado no Povoado Testa Branca a 20 Km de Uauá – BA.
http://www.youtube.com/watch?v=EAF54jBXZdg&NR=1

Agrotóxicos ameaçam a vida no sertão
José Pereira, agricultor no município de Sobradinho denuncia a poluição da água em canais que levam água para várias comunidades. Segundo ele a água é contaminada por agrotóxicos utilizados nas propriedades ao longo do canal.
http://www.youtube.com/watch?v=pEdOMXFiKOI&feature=related