As famílias beneficiadas com a construção de cisternas de captação de água para produção de alimentos em Remanso, participaram do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos e produção de alimentos em canteiros econômicos, realizado na comunidade de Salina do Brejo, naquele município.
As famílias conheceram os detalhes da produção em canteiros econômicos |
O curso faz parte do calendário de capacitações da SAET no programa Água para Todos e vai acontecer também nos outros municípios de abrangência do projeto.
Durante os dois dias de trabalho as famílias tiveram acesso a informações que dão conta do gerenciamento da água da cisterna de 50 mil litros. Além disso, as famílias também tiveram a oportunidade de conhecer o passo a passo da construção dos canteiros econômicos. “Nós podemos mostrar para as famílias que é possível ter suas hortaliças, plantar seus legumes, suas fruteiras. Então, a gente mostrou que é possível, com uma segunda água, obter nosso próprio alimento, sem comprar alimentos com agrotóxicos”, relata Izael Torres, animador de comunidade no município.
Anderson Fabiano explica como são colocados os canos |
A capacitação é dividida em duas partes: teórica e prática. Na parte teórica Anderson Fabiano, fala sobre os objetivos da construção de cisterna de produção e faz um alerta sobre o perigo dos agrotóxicos: “o objetivo do nosso programa é não usar agrotóxicos”.
Na parte prática o animador explica o processo de construção de canteiros e ensina a produzir um defensivo natural utilizado contra formigas, lagartas e outros tipos de pragas que normalmente atacam a plantação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário