terça-feira, 23 de agosto de 2011

Abertura do SemiáridoShow contou com participação de representantes políticos


 
Teve início na manhã desta segunda (22), na área de campo da Embrapa Transferências de Tecnologias, a IV edição da feira SemiáridoShow, um evento voltado para as formas de captação de água e produção de alimentos no Semiárido brasileiro.

Na abertura da feira estiveram presentes vários representantes políticos, entre elas o vice-prefeito de Petrolina Domingos Sávio Guimarães, o Deputado estadual de Pernambuco, Odacir Amorim e o Diretor do Departamento de Fomento à Economia Solidária – DEFES, Roberto Marinho. O SemiáridoShow 2011 nesse primeiro dia contou com a participação de cerca de 1800 pessoas, entre elas expositores, agricultores e agricultoras, estudantes e pesquisadores/as.

Para Roberto Marinho, o SemiaridoShow é um evento de extrema importância para a valorização da Economia Solidária, pois ajuda a divulgar o trabalho das redes, associações que se beneficiam dos produtos da caatinga através de um viés sustentável e agroecológico, além de tornar o Semiárido mais feliz a partir de uma economia diferenciada.

Atrativos da Feira
As/os visitantes além de conferirem as áreas de campo onde se encontram as demonstrações das tecnologias de captação de água utilizadas pelos produtores e produtoras rurais – como a bomba d’água, a cisterna de produção e de consumo, o barreiro trincheira – tiveram a oportunidade de apreciar experimentos realizados pela Embrapa a partir de plantas como o feijão, a palma, o milho, entre outros. Além disso, nesse mesmo espaço está em exposição o Umbuzeiro do Conhecimento, onde se encontram amostras dos saberes e sabores do Semiárido através de cartilhas, livros e amostras de doces, geléias feitas com umbu, goiaba e manga.

Um dos espaços mais atraentes do SemiáridoShow 2011 é a Vila da Economia Solidária, uma área onde as/os participantes podem contemplar uma variedade de doces, geléias, licores, produzidos com o beneficiamento de frutas nativas da caatinga, além de materiais artesanais feitos com palha, madeira, sementes e couro.

O SemiáridoShow é uma realização da Embrapa juntamente com o Irpaa e estará acontecendo até a próxima quinta-feira. Na programação do segundo dia estão previstas discussões temáticas sobre o processamento de caju e beijus enriquecidos com frutas e hortaliças. Estará também em destaque o debate sobre Mercado Diferenciado e a Prosa Sertaneja, um momento em que os agricultores e agricultoras poderão fazer trocas de experiências e discutir os problemas enfrentados em suas comunidades.

Texto e foto: www.irpaa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário