quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Distrito de Abóbora receberá cisternas do Água Para Todos

Leonice Rocha fala sobre o programa


Na manhã de sexta (29) as comunidades de Poços e Açude da Rancharia, ambas no Distrito Abóbora, Juazeiro-BA, realizaram suas reuniões de mobilização, onde foram feitos os cadastros de pessoas que se prepõem a receber as cisternas do programa Água Para Todos.


O trabalho foi coordenado pela Comissão Municipal e pelo animador Anderson Fabiano (SAET) que esclareceu o quanto é muito importante a participação da família em todas as etapas do processo e que a comunidade seria beneficiada com cisternas de captação de água para consumo humano. Fabiano advertiu que aqueles que deixarem de participar do curso em GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos) não poderão receber as cisternas.



Dona Eulália se mostra esperançosa com o projeto
Expectativa – Cabelos brancos e pele enrugada: sinais da experiência adquirida durante toda uma vida no sertão. Uma senhora de sorriso fácil e papo descontraído. Essa é dona Eulália Maria, 78 anos, que na manhã de sexta teve dois bons motivos para dizer que o dia começou bem: primeiro por que ao amanhecer as nuvens já davam o sinal de que a água desceria do céu para alegrar o sertanejo; o segundo motivo foi por conta da presença de pessoas da SAET e da Comissão Municipal, que trouxeram a possibilidade de acesso a construção de uma cisterna em sua casa. Esperançosa, dona Eulália fez o cadastro e falou da expectativa: “quero fazer minha cisterna para quando minhas filhas chegarem em casa terem muita água”. Ela afirma consumir água vinda de um poço, onde a água é salgada. Segundo dona Eulália as pessoas estranham e as vezes reclamam do sabor da água.

Desconfiança – Algumas pessoas se disseram desconfiadas com o processo de construção de cisternas. Houve relatos de casos em que as pessoas – após promessa de políticos da região – cavaram o buraco, mas a construção não foi realizada. Ainda foram citados casos em que as pessoas precisavam de cisternas e não receberam. Ao invés da cisterna ao lado de residências, o programa Cabra Forte fez construções “em meio ao nada”, sem casas por perto.

Garantia – Anderson Fabiano, animador de comunidade do Água Para Todos, garantiu que as cisternas serão construídas. Ele citou o trabalho da Diocese de Juazeiro na comunidade, quando todas as cisternas prometidas foram erguidas. Fabiano disse que a equipe é praticamente a mesma e que não há casos de cisternas (em projetos da Diocese) com construção incompleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário