A SAET realizou nos dias 19 a 23, em Remanso, uma capacitação para pedreiros. No primeiro dia da capacitação aconteceu um encontro mais ampliado para diversos pedreiros que já estão trabalhando no programa de cisternas. O objetivo do evento foi levar aos trabalhadores diversas informações sobre o trabalho de construção das cisternas, tanto de produção, quanto de captação de água para consumo humano.
Um grande número de profissionais participaram do evento |
A coordenadora do programa na SAET, Maria Salete, apresentou as principais diferenças entre o projeto atual e projetos anteriores. Ela citou a construção de telhado – para residências com telhado inferior a 40m² - como a mudança mais significativa. Além dessa, Salete também falou da construção dos canteiros. “Construir a parte de alvenaria do canteiro é uma obrigação do pedreiro”, alertou ela e depois esclareceu que a parte de colocação dos canos, lona, telhas etc. é responsabilidade da família, após a capacitação das mesmas.
O trabalho seguiu com a análise - através de fotos – de cisternas bem construídas. O animador Anderson Fabiano avaliou que não basta apenas ter uma cisterna bem feita, “é preciso que a família cuide”. Segundo o animador é preciso, por exemplo, pintar a cisterna. Fabiano e Salete disseram ainda que o pedreiro tem um papel fundamental para a conscientização da família, visto que é esse profissional que está perto dos beneficiários no momento da construção.
Sugestões - Os pedreiros fizeram sugestões de mudança na estrutura da parte superior da cisterna. As sugestões foram observadas pela coordenadora e, de acordo com Maria Salete, farão pare da pauta de discussão na elaboração de novos projetos, já que o projeto atual não pode sofrer alterações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário