Em Campo Alegre as cisternas já estão sendo construídas
Após a primeira reunião de planejamento e avaliação das atividades a SAET divulga um balanço geral sobre andamento do Projeto Cisternas. Veja abaixo como está o trabalho nos oito municípios:
Campo Alegre de Lourdes – Todo material já foi entregue. Dezesseis pedreiros estão trabalhando na construção das primeiras cisternas e logo receberão o reforço de mais profissionais para agilizar o trabalho.
Casa Nova – O material está sendo entregue. Segundo Anderson Alves, integrante da Comissão Municipal, “a prioridade é levar o material para os lugares de difícil acesso, porque pode chover”, relata ele preocupado com o possível aumento do nível de água nos riachos, em conseqüência das chuvas que têm caído na região.
A previsão para início das construções é ainda na primeira quinzena de janeiro.
Curaçá – 150 cadastros já foram realizados para a cisterna de captação de água para consumo humano e 29 para a cisterna de captação de água para produção. “Logo, logo os outros 90 estarão prontos”, garante Antônio Mangabeira, integrante da Comissão Municipal. O último cadastro para construção de cisterna de produção deve ser feito até o dia 17 de janeiro.
Uma parte das cisternas de produção de Curaçá terá a construção antecipada. Esse trabalho está previsto para janeiro. Isso vai acontecer devido a dificuldade de levar material para as comunidades localizadas nas serras de Sento Sé, onde seriam construídas 30 cisternas.
O animador de comunidade Bartolomeu Amaral (Sento Sé) confirmou a informação dada por um fornecedor, onde citava o péssimo estado de conservação das estradas de Sento Sé, agora agravado pelas chuvas, o que impossibilita a subida de caminhões carregados.
Juazeiro – Os locais para a construção das 49 cisternas da 1ª etapa do projeto já foram marcadas e as capacitações em (Gerenciamento de Recursos Hídricos) estão quase concluídas.
Pilão Arcado – Todos os cadastros já foram feitos para os dois tipos de cisternas e 30 locais para construção de cisternas já tiveram as coordenadas obtidas. A última capacitação em GRH está marcada para dia 31 de janeiro e deve reunir famílias das comunidades de Jacu e Pontal.
Remanso – A marcação de cisternas para captação de água para produção começa essa semana. As trinta famílias já estão mobilizadas.
Sento Sé – Os cadastros para os dois tipos de cisternas estão prontos. As capacitações em GRH também já foram realizadas e uma parte das cisternas de produção (16) terá construção iniciada em janeiro.
Sobradinho – A Comissão Municipal está realizando a mobilização. A previsão é de término desse trabalho é para segunda quinzena de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário