sexta-feira, 29 de abril de 2011

SAET conclui construções em Casa Nova

Foram edificadas 270 cisternas de captação de água para consumo humano. Ainda serão construídas 30 de produção.

Casa Nova é o segundo município a alcançar 100% de construções das cisternas para captação de água para consumo humano. Ao todo o Programa Água Para Todos, executado pela, em oito municípios, beneficiou 270 famílias distribuídas em diversas partes do município.
O animador Izael Torres experimenta a bomba da cisterna

O trabalho foi concluído dentro do prazo previsto. Anderson Nascimento, integrante da comissão municipal de Casa Nova, atribui o sucesso das ações ao conjunto das pessoas que auxiliam durante todo o processo. “A gente tem uma comissão municipal que é atuante, temos as famílias que nos ajudam muito nesse processo, temos os animadores das comunidades, temos os agentes comunitários de saúde. Sem essas pessoas provavelmente seria impossível fazer um trabalho bonito como a gente faz em Casa Nova”, relata.
Anderson diz já perceber os sinais de mudança na vida das famílias beneficiadas. “Essas mudanças a gente percebe no olhar, no sorriso de cada família que recebeu a sua cisterna, que agora pode ter uma água boa, uma água limpa, água pura, de qualidade para beber”, constata o colaborador que atua em programas de cisternas há 11 anos.
Alívio – Dona Maria Elias, 75, reside em Lagoas Novas e diz estar aliviada com a conquista do reservatório. “Para mim foi o maior prazer que já tive em minha vida. Não sou muito sadia ‘num sabe’, sabe? Eu não aguentava mais carregar água na cabeça”, explica.

Trabalho final – para dar como completo o processo de construção de cisternas de captação da água para consumo humano a equipe da SAET ainda precisa visitar as famílias para fixar as placas das cisternas, fotografá-las e coletar as assinaturas nos termos recebimento.
Cisternas de produção – Casa Nova ainda terá a construção de 30 cisternas de 50 mil litros –para captação de água para produção de alimentos, o que deverá acontecer na terceira etapa do projeto, prevista para setembro.
Campo Alegre de Lourdes – o município que foi o primeiro a ter as cisternas construídas deve terminar a fase de emplacamento e fotografia até a próxima sexta (06). Nesse projeto Campo Alegre de Lourdes não terá a construção de cisternas de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário