quinta-feira, 24 de novembro de 2011

“Lata” d’água na cabeça

Dona Leonice ajuda a instalar uma bica

 Dona Leonice Rocha, 50 anos, já viveu diversas experiências, inclusive a de carregar, na cabeça, um balde cheio de água. Isso começou a acontecer quando ela ainda era criança e se perpetuou por muitos anos até que em 2003 ela recebeu uma cisterna e desde então acompanha os processos de construção de cisternas, seja como integrante da comissão municipal de águas de Juazeiro, seja como animadora de comunidade.

No projeto da SAET, dona Leonice auxilia a execução desde a mobilização até o emplacamento das cisternas. Durante uma dessas atividades ela fez uma brincadeira que nos proporciona uma boa oportunidade de avaliar o acesso das famílias sertanejas a água.

“Já carreguei muita lata d’água na cabeça”, relata sorrindo dona Leonice. Acima de sua cabeça já não está mais o balde (tão presente em sua infância), pesado, cheio daquela água de qualidade duvidosa.  A “lata”, que quase não pesa sobre a cabeça não tem água, mesmo assim representa a esperança de uma família. A “lata” na verdade é uma bica de zinco que estava sendo instala em um telhado. É essa bica que levará a água - que cair no telhado – diretamente para a cisterna.

Um comentário:

  1. A dona Leonice pode falar desse assunto com autoriade de quem sofreu o que muitas outras pessoas sofream e sofrem ainda hoje com a falta de água. Ela exerce uma liderança sem interesses particulares, com responsabilidade e honestidade. Diferentemente da maioria dos nossos políticos.

    ResponderExcluir