quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Comunidades continuam fazendo cadastros para cisternas

Quarta foi a vez da comunidade de Caraibeiras

O trabalho de mobilização continua “a todo vapor”. Na manhã dessa quarta foi a vez da comunidade de Caraibeiras receber a comissão municipal e a equipe da SAET. O Povoado que fica no Distrito Juremal, Juazeiro-BA, deve receber cerca de quinze cisternas de captação de água para consumo humano.


Um Umbuzeiro florido e com pequenos frutos deu a sombra para a reunião
Sob a sombra de um umbuzeiro, ao lado da rodagem, o grupo discutiu os critérios e a possibilidade de receber uma cisterna. Algumas pessoas ficaram desapontadas por não poder receber o benefício, visto que as cisternas não podem ser construídas em áreas onde há sistema de abastecimento, mesmo que a água não chegue às torneiras todos os dias. “São as regras do programa. Temos que cumprir”, justifica Leonice Rocha integrante da Comissão Municipal.

Ausências – Durante a reunião algumas pessoas notaram a ausência de outros moradores. Houve também os casos em que as pessoas traziam documentos de várias outras. Entretanto, a Comissão Municipal vem, desde a primeira reunião, dizendo que aqueles que não participarem dos encontros não deverão receber cisternas. “Quem perde uma reunião dessa perde muito. Perde uma cisterna, perde uma boa fonte”, relata Apolônio Lino, delegado sindical do STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro. Ele ainda traça um paralelo entre a situação de quem já tem a cisterna e a realidade vivida por aqueles que ainda não tem. “Procure uma família dessas que já tem uma cisterna e você vai ver a diferença. É muito bom.” Apolônio conclui dizendo que “melhor do que uma cisterna, só a própria chuva”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário