sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Encontro forma monitores em GRH

Representantes dos oito municípios de abrangência do Projeto Água Para Todos no Território Sertão do São Francisco (TSSF), se reuniram na cidade de Juazeiro, nesta quinta (04), para um curso de formação de monitores em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH).

Maria Gorete fala sobre o trabalho a ser desenvolvido
O evento faz parte da programação de formações da SAET e visa preparar representações para atuar junto às famílias que receberão as cisternas. Segundo a facilitadora do curso Maria Gorete a função dos monitores será “socializar as informações sobre a forma de gerenciar os recursos hídricos, não apenas a água da cisterna, mas a água dos diversos usos (humano, animal, produção) e ajudar as famílias a descobrir a melhor forma de conviver com o semi-árido”.


A facilitadora ressalta que “quando as famílias aprenderem a cuidar da cisterna, a cuidar da natureza, a conviver com o semi-árido, ter sua independência política irão cada vez mais ter condições de se firmar no local onde vive”.

Relembrando – Mateus França será um dos monitores do município de Sento Sé. Ele já acompanha o processo de construção de cisternas e diz ter obtido novos conhecimentos e relembrado outros. Ele destaca a importância de ter uma programação para seu trabalho. “Aprendi como passar meu conhecimento com base em um roteiro”, explica o encontrista.


Mauro Macedo anima o encontro com músicas regionais
 Descontração – Um bom encontro precisa de vários componentes: aplicação, descontração, risos, um bom grupo, bons facilitadores, discussões ricas e sempre que possível boa música. Esses elementos estiveram presentes no primeiro dia de curso. Nem mesmo o cansaço daqueles que vieram de longe resiste ao dinamismo dos facilitadores e as discussões acaloradas sobre convivência co o semi-árido.

O encontro continua no segundo dia, quando serão discutidas questões mais burocráticas do processo de capacitação, além da conclusão do trabalho pedagógico iniciado no primeiro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário