quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SAET inicia marcação de cisternas

A comunidade de Ladeira Grande, no município de Casa Nova foi a primeira comunidade a ter as cisternas de captação de água para consumo humano marcadas. O trabalho foi iniciado pelo animador de comunidade Anderson Fabiano.
Fabiano conta com ajuda da família para fazer a marcação
De acordo com Fabiano “as pessoas ficam animadas ao ver que a gente está chegando para marcar o local de construção da cisterna”. E realmente foi isso o que aconteceu nas casas onde esteve o animador. A cada residência, ao saber o objetivo da ida de Fabiano até o povoado, um sorriso surgia no rosto de quem o recebia. “Agora com a cisterna melhora, fica tudo mais fácil”, diz Maria da Luz, 64 anos revelando o motivo de sua alegria. Ela mora com uma neta, uma filha e um filho. Dona Maria diz estar cansada e que no ano passado fez um tratamento contra um câncer. Ela afirma que isso a deixou debilitada e que já não aguenta carregar água na cabeça.
Dona Maria da Luz ainda de diz que sua neta tem constantes dores de barriga. “Eu acho que deve ser devido a água, né não?”, questiona ela. “É por que uma água não sendo bem tratada dá sempre esse problema”, afirma dona Maria, que, para obter água, normalmente precisa fazer quatro vezes ao dia um trajeto de trinta minutos.
De acordo com outra moradora da comunidade, dona Maria de Lourdes, 58 anos, com a cisterna “tudo melhora por que tem a água e eu sei que a água é limpa e aí com fé em Deus eu sei que vai ser bem melhor”.

Seu Antônio e dona Júlia aguardam aciosos pela construção
Simpatia – Seu Antônio Pacheco, 56 anos, é agricultor e dono de uma simpatia imensa, tão grande que quase se iguala a alegria ao saber que os homens que acabaram de chegar em uma moto fazem parte da SAET, instituição responsável pelo projeto Água Para Todos na região.
Os olhos de seu Antônio mostravam para todos a gigantesca satisfação em poder participar do projeto. Rapidamente o agricultor já estava familiarizado com a equipe da SAET. Ao ser perguntado sobre o local onde gostaria de ter a cisterna erguida seu Antônio foi rápido: “onde vocês quiserem”. Ele, a mulher e o filho logo se disponibilizaram para ajudar a marcar o terreno e medir a casa.

Meta – O trabalho de marcação deve adentrar o final de semana. Anderson Fabiano diz que pretende marcar todas as cisternas da região de Ladeira Grande até o final do domingo. Ele diz que para chegar a 270 marcadas em Casa Nova, vai precisar da ajuda do animador Izael Torres, que logo deve estar contribuindo para o trabalho naquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário