quinta-feira, 28 de julho de 2011

Trabalhadores(as) Rurais comemoram as suas conquistas e lutas em Remanso

A caminhada foi apenas uma das várias atividades realizadas
Com faixas, palavras de ordem, cânticos ligados a categoria, mais de 600 trabalhadores e trabalhadoras, entre jovens, adultos e crianças, na manhã do dia 22 de julho, percorreram as principais ruas da cidade para chamar a atenção de autoridades e população para as suas lutas e conquistas. 

Rumo ao Centro Social participaram de um seminário que trouxe como temas centrais os programas do governo federal: Luz para Todos e o Água para Todos.

A Superintendente da Codevasf, Ana Angélica, disse que além do encanamento de água para as comunidades rurais através de adutoras, a meta do governo federal é universalizar as cisternas de consumo humano. Acredita que no município de Remanso 500 cisternas completam as famílias que ainda faltam receber a 1ª água. Ela cita o material de alta qualidade que será usado para as cisternas – apenas para montagem, não precisa fazer placas e já foi experimentado em outros países, como a Malásia.

Angélica finaliza acrescentando que nesses últimos 08 anos tem diminuído o êxodo rural de nordestinos para os grandes centros e que esse número caiu para 22%, ou seja, muitas famílias têm retornado para sua terra natal e ter acesso a 1ª água é o primeiro passo para garantir a segurança alimentar.

Luz Para Todos – A coordenadora estadual do Programa Luz para Todos, Marileide Luna Brasil, encheu os participantes de esperança ao dizer que mais ligações serão feitas em Remanso, atendendo 2.259 famílias rurais, que fazem parte das comunidades que já estão aprovados pelo Comitê Gestor e aquelas que estão em processo de aprovação. Durante a semana, 25 a 29 de julho, um agente do Programa atende as demandas e visita as comunidades de Remanso junto à diretoria do STR.

Escolas – Uma questão específica são as unidades escolares de Ensino Médio que funcionam com a energia de placa solar, mas que não supre a necessidade do acesso a internet ou o simples uso de computadores, projeto implantado pelo próprio governo. A direção do STR solicitou visita e solução a essa demanda.

Alguns participantes se manifestaram questionando o uso limitado da placa solar e se seria possível a troca. “Primeiro serão atendidas as famílias que não possuem nenhum tipo de energia. Não há previsão para rever esta situação”, afirmou Marileide.

Crédito rural – Durante o seminário o gerente do Banco Brasil, Wanderley Bonifácio O. Brito, e o gerente de negócios do Banco Nordeste, José Ubiratan Lopes Dias, falaram sobre a importância da linha de crédito PRONAF e a garantia de melhorias na produção dos agricultores e agricultoras. Quanto a Lei 12.249/2010 ambos se colocaram abertos e estimulando a negociação de dívidas. Ubiratan diz que a lei é uma oportunidade para os agricultores se libertarem da dívida. “A caprinocultura, por exemplo, é prevista como a sustentabilidade das atividades de produção para esses próximos 20 anos”, comentou Wanderley.
Algumas autoridades presentes enfatizaram em suas falas “que as políticas públicas estão chegando às casas das famílias trabalhadoras”. O coordenador da SAET, Mauro Macêdo ressaltou a importante parceria com o STR para implementação do Projeto Cisternas em Remanso e finalizou: “a ampliação das linhas de ação da SAET irá garantir melhor moradia às famílias rurais e água de chuva para beber e produzir”.

Texto: Lise Luz
Foto: Paróquia de Remanso

Nenhum comentário:

Postar um comentário