segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Delegados da 4ª fazem moção de repúdio a assassinato


Na véspera de 7 de Setembro, mais um agricultor foi assassinado em Monte Santo-Ba. A região já é famosa pelo conflito por terra, que nos últimos anos tem tirado a vida de pais de família. Veja o texto da moção.
Moção de Repúdio

“Mataram mais um irmão, mas ele ressuscitará e o povo não esquecerá! “
Nós delegad@s presentes na IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada entre 08 e 10 de setembro de 2011, em Salvador-BA, vimos por meio deste, manifestar nossa indignação diante do assassinato do companheiro LEONARDO DE JESUS LEITE, de 37 anos, pai de dois filhos, militante do Movimento CETA, ocupante da Fazenda Jibóia, no município de Monte Santo-BA.
Leonardo foi, covardemente, retirado da cama às 21 horas do dia 06 de setembro (véspera da comemoração da ‘’independência’’) e executado na frente da família com um tiro na cabeça, efetuado por pistoleiros, por ser um dos líderes na luta pela conquista da terra. ‘’ Será este o preço da cidadania e independência? A própria morte?’’
Leonardo foi mais um dos que lutavam pelo direito de viver na terra e de poder produzir o alimento para o sustento da família. O município de Monte Santo tem um histórico de derramamento de sangue por conta do latifúndio. Nos últimos anos mais de cinco de agricultores foram mortos na luta pela reforma agrária.
Diante dessa situação entendemos que o estado e o poder judiciário têm donos, pois parecem fechar os olhos diante de tanta crueldade e desrespeito às leis e ao ser humano.
Com o incentivo do poder econômico e político, às políticas de mineração e Agrohidronegócio, há uma tendência de aumento dos crimes contra os(as) agricultores(as), principalmente aqueles de comunidades e povos tradicionais, utlizando-se da forma de pistolagem e assassinato - a maneira mais cruel de silenciar a voz dos(as) trabalhadores(as).
Exigimos que o governo assuma o compromisso de discriminar, arrecadar, demarcar, regularizar e distribuir de forma justa as terras do latifúndio e terras públicas, ou mais derramamento de sangue acontecerá no estado da Bahia.

Salvador, 10 de setembro de 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário