segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Manifestações culturais marcam o último dia de conferência


Ciranda, forró, cânticos do moviemnto social, cordel, muita alegria e descontração

A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional – CESAN – terminou sábado (10) com muita descontração e expressões que mostram o quanto a Bahia é diversa e alegre. 

Entre os momentos de apresentação das propostas e documento final e a eleição das/os delegadas/os (momento composto de muita tensão), houve espaço livre, que foi muito bem aproveitado pela plenária do evento. Ciranda, forró, cordel e cânticos dos movimentos sociais, essas foram algumas das manifestações que ajudaram a descontrair as delegações depois de três dias de discussão a cerca do tema “Alimentação adequada e saudável: direito de todos”.

No final da tarde foi ao invés de uma mesa com representações do CONSEA e do governo a plenária pode ver e ouvir o multiartista Antônio Ribeiro da Conceição (músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador) o famoso Bule Bule, que com seus versos deu um ar ainda mais festivo no último dia de conferência.

Antes desse momento de descontração integrantes do CONSEA-BA, acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Social – Carlos Brasileiro, fizeram o encerramento oficial da conferência enaltecendo a plenária por sua capacidade de “contribuição e de aceitar as diferenças para atingir o objetivo” do evento, elogiou o presidente do CONSEA-BA Naidison Baptista. “A gente sai muito feliz por conta do conteúdo, da grandeza das propostas, da consciência política que os delegados apresentaram”, completa Carlos Brasileiro.  

Regularização Fundiária – José Salvo ficou conhecido pela plenária por cobrar - na presença do governador – a regularização fundiária no estado. De acordo com ele “a titulação das terras, o georreferenciamento, o reconhecimento como reserva legal e a licença ambiental” devem viabilizar o acesso a vários programas e projetos do governo.

O representante do movimento de fundo de pasto explica que “como nessas áreas ainda não foi concluído esse processo, toda a questão do sistema de implantação dos recursos para desenvolvimento dessas famílias e garantia da segurança alimentar e nutricional está travada”, argumenta.

Avaliação – Carlos Brasileiro avalia como positivo o resultado da conferência e diz que as diretrizes traçadas desde as conferências territoriais darão para o norte para o governo. De acordo com ele “o que a gente viu nessa conferência de participação extraordinária, reconhecida pelo CONSEA nacional como a melhor conferência das nove que já foram realizadas no Brasil, é um sinal muito positivo que na nacional, em novembro, a Bahia vai dizer ao Brasil que nós estamos muito mais avançados do que outros países – inclusive mais ricos – na direção de garantir uma alimentação de qualidade e saudável”, relata empolgado o secretário.

Participação – A SAET foi representada no evento pela auxiliar administrativo Vanessa Justino e por Álvaro Luiz, comunicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário