quarta-feira, 28 de setembro de 2011

XII Assembléia de Mulheres fez discussão a cerca de temas relacionados ao universo feminino


Vários temas foram pautados, mas a violência teve destaque

Reunidas na Sede da Pastoral da Mulher em Juazeiro, cerca de 50 mulheres de seis municípios do Território Sertão São Francisco – BA, discutiram vários temas relacionados ao dia a dia: trabalho, renda, violência, direitos.

Nesse ano um tema muito recorrente no evento foi a violência contra a mulher. A Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha foi várias vezes citadas, tanto pelas palestrantes, quanto pelas participantes da Assembléia. Para Ana Paula, integrante da Pastoral da Mulher e uma das palestrantes “a Lei Maria da Penha é uma conquista. Graças a essa lei nós temos conseguido punir os agressores”, relata ela. Ana diz ainda que “a violência contra a mulher não passa só pela questão física. Existe uma dependência emocional e psicológica”. 

Fortalecimento – De acordo com Ana Paula “os encontros e assembléias são o exemplo concreto de fortalecimento da Rede de Mulheres”. Ela se diz animada com o resultado do trabalho e acredita que após o evento “os grupos saem mais fortalecidos, acreditando que é possível a mudança, que a melhoria da qualidade de vida de cada mulher pode sim acontecer”, relata empolgada.  

Capacitação – Nem só de discussões vivem as mulheres da rede. É preciso garantir a renda e uma opção é culinária. Na programação da assembléia um espaço foi reservado para as oficinas de produção de peta e sequilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário